A Cassioli instalou um novo sistema automático de armazenamento de produtos acabados em paletes
A Cassioli criou um novo armazém automático para a SACI, um dos principais players do setor de detergentes domésticos e profissionais com atuação internacional. Desde 1925, a empresa da Úmbria (Itália) possui um sistema integrado de produção que vai desde a coleta e refino das gorduras, passando pelos processos químicos de saponificação, até a venda. Atualmente é fornecedora de alguns gigantes distribuidores e 30% do faturamento vem da exportação para os principais países europeus.
A SACI escolheu a Cassioli para a construção de um armazém automático para armazenamento de produtos acabados acondicionados em paletes. O cliente tinha a necessidade de um sistema integrado que permitisse a pré-organização dos paletes à serem despachados na área de expedição.O armazém, portanto, teve que ser dividido em 3 partes independentes, cada uma das quais operada por um transelevador, garantindo assim maior flexibilidade e funcionamento contínuo mesmo em caso de paralisação parcial.
Foi também solicitado à Cassioli que a área térrea do armazém existente fosse reorganizada e integrada ao novo armazém automático.
A Cassioli, levando em consideração as necessidades do cliente, projetou um sistema de armazenamento automático composto por 3 transelevadores ICRANE, com pallet shuttle ISAT embarcado para armazenamento em várias profundidades. Graças a esta configuração, as 3 áreas do armazém automático são independentes e funcionam de forma a garantir o funcionamento contínuo do sistema em caso de avarias parciais ou de manutenção preventiva.
Juntamente com o sistema de armazenamento, a Cassioli projetou e forneceu linhas de manuseio compostas por transportadores automatizados de rolos e correntes para a entrada e saída de mercadorias do armazém.
Além disso, a solução da Cassioli conta na alimentação dos paletes com um duplo sistema de controle, capaz de verificar o tipo de palete e ler o código de barras. Este sistema também é capaz de identificar paletes Düsseldorf e garantir que paletes de serviço (Europallet) sejam inseridos sob estes quando da entrada no armazém.
Foi também satisfeita a necessidade de interligar o novo armazém automático ao armazém existente, este com capacidade de cerca de 6.000 posições palete. Tudo isso foi conseguido integrando o software de gerenciamento Cassioli WMS ao usado pelo cliente.A solução implementada pela Cassioli permitiu à SACI aumentar a capacidade de armazenamento, aproveitando ao máximo a superfície disponível, e ter dois tipos de armazéns interligados por software.
Também deve ser mencionado que o novo sistema automático permitiu agilizar o processo produtivo e reduzir significativamente o risco de acidentes operacionais graças à utilização de máquinas totalmente automáticas.