Em uma era histórica em que o e-commerce está assumindo as vendas diretas no varejo e na qual a demanda está cada vez mais “just in time”, o gerenciamento de estoque e a capacidade de responder prontamente às necessidades do cliente tornam-se estratégicas para determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa.
Precisamente nesta conjuntura, ter um armazém com elevada eficiência tecnológica capaz de gerir melhor não só os fluxos de entrada e saída de mercadorias, mas também e sobretudo os estoques, torna-se aquele “plus” indispensável para ser competitivo no mercado atual.
Os armazéns automáticos disponibilizados pela Cassioli permitem conciliar precisão e rapidez das operações num único sistema: graças à vantajosa integração entre os transelevadores e os armazéns que se desenvolvem verticalmente, é possível desfrutar da máxima eficiência da gestão do espaço e do sistema de movimentação rápido e preciso. É possível não apenas reduzir as falhas e o risco de danos físicos aos produtos, mas também reduzir significativamente o tempo necessário para estocar e preparar os pedidos.
A Cassioli oferece aos clientes diferentes tipos de armazéns com dupla ou múltipla profundidade, armazéns miniload para cargas leves, armazéns com transelevador para paletes e euro paletes, armazéns de pneus e pneus verdes, e armazéns especiais para cargas despadronizadas, como painéis de madeira para setor moveleiro.
Comparados com os armazéns clássicos em que a intervenção manual e a gestão de pessoas são essenciais, os armazéns automáticos atingem níveis mais elevados de confiabilidade graças à total rastreabilidade dos produtos e ao controle total sobre cada fase dos fluxos físicos e virtuais que caracteriza a logística interna e externa.
Também é importante destacar que o software fornecido pela Cassioli completa o sistema e permite uma gestão avançada do armazém: o armazém automático, de fato, está integrado com todas as outras funções da empresa, como os sistemas de separação automática, a criação de um inventário em tempo real e controle de inventário contínuo.
Além disso, como já mencionado, os armazéns de dupla profundidade ou mesmo multi-profundidades, graças aos trabalhos realizados pelos “pallets shutles” e transelevadores, permitem um uso intensivo de superfícies e volumes, permitindo o armazenamento de grandes quantidades de mercadorias mesmo em espaços relativamente pequenos.
Outro elemento a ser levado em consideração é, sem dúvida, a economia de recursos, tanto do ponto de vista econômico como de recursos humanos. Quando falamos em armazéns automáticos, na verdade, também nos referimos a todos aqueles ambientes de trabalho que, graças às máquinas que realizam o trabalho de forma automática e muitas vezes à distância, não necessitam de iluminação ou aquecimento no interior dos edifícios destinados ao armazenamento. Isso, ainda mais, ocorre em ambientes particulares, como no setor Alimentar e Farmacêutico, onde muitas vezes é necessário utilizar armazéns frigoríficos que mantêm a temperatura dentro deles inalterada e constante. Além de maior segurança para os produtos, a automação das operações de entrada e saída representa maior segurança para os próprios trabalhadores, que se encontrariam trabalhando em condições potencialmente arriscadas para sua saúde ou proibitivas.
Além disso, a produtividade e a precisão das operações do armazém interno aumentam consideravelmente, pois as máquinas podem operar em longos turnos, mesmo durante as férias e sem interrupções noturnas: os chamados “tempos mortos” são assim zerados e as operações de armazenamento, manuseio e preparação de pedidos são significativamente reduzidas.
Portanto, podemos dizer que investir em um armazém automatizado traz inúmeros benefícios para as empresas modernas, incluindo:
- Aproveitamento máximo das superfícies disponíveis
- Maior organização e eficiência produtiva
- Redução significativa nos custos operacionais da empresa
- Redução de pessoal e uso destes em operações mais qualificadas
- Maior controle sobre os fluxos de entrada/saída de mercadorias e monitoramento de estoque
- Redução de falhas
- Maior flexibilidade
- Estoque em tempo real
- Operação 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo em ambientes adversos (como exemplo os armazéns refrigerados)