Estudo de caso Leroy Merlin

A Empresa

Leroy Merlin é uma rede de lojas de materiais de construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem, fundada na França em 1923 por Adolphe Leroy e Rose Merlin.

A Leroy Merlin contabiliza 310 lojas no mundo, com 36 mil funcionários e faturamento de € 6,6 bilhões (aproximadamente R$ 18,1 bilhões). Desde que chegou ao Brasil, em 1998, com a abertura da loja em Interlagos, a Leroy Merlin vem expandindo a rede de lojas pelo país, com mais de 80 mil itens em 15 setores: Materiais de Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Pintura, Decoração, Iluminação, Organização e Cozinhas. As lojas também oferecem serviços como Corte de Madeira e Vidro, Enquadramento, Confecção de Cortinas sob Medida, entre outros.

NECESSIDADES DO CLIENTE

Para atender à demanda crescente de seus clientes, a Leroy Merlin considerou que era necessário evoluir o modelo operacional tradicional, de forma a garantir ergonomia, produtividade, estabilidade da equipe e escalabilidade do negócio a empresa precisava de uma solução logística que otimizasse o espaço, o tempo e os recursos de seu centro de distribuição em Cajamar, São Paulo.

Foi então que a Leroy Merlin dentro de sua estratégia de crescimento recorreu à Cassioli para a construção de um armazém automático, uma solução inovadora de automação que possibilita movimentar até os produtos mais pesados com maior agilidade. O projeto visa reduzir os tempos de movimentação de paletes, realizar a separação por batch picking e garantir um armazenamento eficiente e de alta densidade em conformidade com a curva de rotação do material. Além disso, serão projetadas estações de separação ergonômicas, com separação das caixas auxiliada por equipamentos de manuseio e estruturas que garantirão um processo seguro, mantendo a integridade do material e do operador. O projeto começou com uma análise de dados estatísticos de fluxo para dimensionar o sistema e entrega dos produtos aos seus destinos conforme solicitação do sistema de operação.

A solução Cassioli

A Cassioli apresentou assim uma solução completa que visa garantir a maior eficiência de todo o sistema logístico, constituído por 6 transelevadores com capacidade de 2 toneladas cada e estruturas de porta paletes de dupla profundidade com capacidade superior a 19.000 paletes.

A movimentação dos produtos dentro do armazém será garantida por transportadores de roletes e correntes, e as baias de separação serão equipadas com mesas pantográficas, dispositivos anti-tombamento de cargas e manipuladores zeradores de gravidade. Também contará com dispositivos de empilhamento e desempilhamento automático de paletes vazios, sistemas de alimentação automática de paletes escravos na entrada do sistema e alimentação automática de paletes de entrega nos postos de preparação de pedidos.

Vantagens

OTIMIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
E EFICIÊNCIA LOGÍSITICA

REDUÇÃO DOS CUSTOS DE
SEGURANÇA E OPERACIONAIS

REDUÇÃO DE AVARIAS COM
MATERIAS ARMAZENADOS

MONITORAMENTO CONTÍNUO
DOS DESEMPENHOS E RASTREABILIDADE
DOS
MATERIAIS

MANIPULAÇÃO
AUTOMATIZADA
DOS PRODUTOS

ORGANIZAÇÃO
MÁXIMA
DO AMBIENTE DE TRABALHO

CONTROLE DE
ARMAZENAMENTO COM WMS
CASSIOLI E INTEGRAÇÃO TOTAL
COM ERP DO CLIENTE

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