Estudos de Caso Estudo de caso Havan
O nome HAVAN deriva da união de Hang e Vanderlei, ex-sócio da empresa.
A primeira loja foi inaugurada em 1986 em um espaço de 45 m² na cidade de Brusque, em Santa Catarina. Em 2010, foi instalada uma megaloja na cidade de Barra Velha, a Parada Havan, que também é o CDH, Centro de Distribuição Havan, um dos mais modernos do Brasil. Mais de 1 milhão de produtos são movimentados diariamente neste centro de distribuição. Cerca de 300 caminhões transportam mercadorias em todo o país todos os dias. A rede possui mais de 100 mil produtos nacionais e importados e atualmente, há 10.000 contratações por ano em todas as redes e já são mais de 1 milhão de m² de lojas construídas.
O cliente recorreu à Cassioli para a criação de um novo centro de distribuição automatizado, para atender as 50 lojas do Grupo Havan, com o objetivo de representar um dos mais modernos e inovadores centros logísticos do Brasil no segmento de varejo de grande porte
O armazém objeto deste ambicioso projeto representa um verdadeiro Centro de Distribuição onde se efetuam a armazenagem das mercadorias, a preparação das encomendas dos clientes e as respectivas embalagens para envio. Os produtos são armazenados em paletes e em recipientes plásticos de diversos tamanhos. O armazém é autoportante e, em geral, a quantidade média em estoque é representada por cerca de 25.000 paletes e 2.000 caixas plásticas.
O armazém objeto deste ambicioso projeto representa um verdadeiro Centro de Distribuição onde se efetuam a armazenagem das mercadorias, a preparação das encomendas dos clientes e as respectivas embalagens para envio. Os produtos são armazenados em paletes e em recipientes plásticos de diversos tamanhos. O armazém é autoportante e, em geral, a quantidade média em estoque é representada por cerca de 25.000 paletes e 2.000 caixas plásticas.
Toda a planta foi dimensionada de forma a atender aos requisitos de potencial de armazenagem e de manuseio. Outra restrição que foi respeitada foi área de instalação, para conter os custos globais (equilíbrio entre número de transelevadores, número de posições horizontais e número de posições verticais). Uma vez que o projeto de armazéns automatizados com base na tecnologia de transelevadores determina quase que univocamente não apenas o potencial de recepção, mas também seu potencial de manuseio, é necessário que o desempenho oferecido pelo sistema seja o mais congruente possível com o valor do fluxo de unidades de carga em trânsito pelo armazém (fluxo do projeto).
A linha de separação de pedidos ao redor do armazém forneceu 16 ilhas de separação paralelas servidas por transportadores motorizados. A linha também gerencia as saídas diretas sem picking e o fluxo de entrada/saída do armazém (reentrada ou retiradas solicitadas na área de picking). A solução da linha de separação permite evitar a geração de “filas”, que está fundamentalmente ligado a um desequilíbrio entre a duração das operações sucessivas. A linha de separação consiste em unidades de transportadores motorizados independentes.
REDUÇÃO DE CUSTOS E TEMPOS DE TRABALHO
OTIMIZAÇÃO
DOS FLUXOS DE TRABALHO
AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
REDUÇÃO DE ERROS
REDUÇÃO DE DANOS
ESTUDO DE CASO
Automated Warehouse
HAVAN
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