Estudos de Caso Estudo de caso Havan
O nome HAVAN deriva da união de Hang e Vanderlei, ex-sócio da empresa.
A primeira loja foi inaugurada em 1986 em um espaço de 45 m² na cidade de Brusque, em Santa Catarina. Em 2010, foi instalada uma megaloja na cidade de Barra Velha, a Parada Havan, que também é o CDH, Centro de Distribuição Havan, um dos mais modernos do Brasil. Mais de 1 milhão de produtos são movimentados diariamente neste centro de distribuição. Cerca de 300 caminhões transportam mercadorias em todo o país todos os dias. A rede possui mais de 100 mil produtos nacionais e importados e atualmente, há 10.000 contratações por ano em todas as redes e já são mais de 1 milhão de m² de lojas construídas.
O cliente recorreu à Cassioli para a criação de um novo centro de distribuição automatizado, para atender as 50 lojas do Grupo Havan, com o objetivo de representar um dos mais modernos e inovadores centros logísticos do Brasil no segmento de varejo de grande porte
O armazém objeto deste ambicioso projeto representa um verdadeiro Centro de Distribuição onde se efetuam a armazenagem das mercadorias, a preparação das encomendas dos clientes e as respectivas embalagens para envio. Os produtos são armazenados em paletes e em recipientes plásticos de diversos tamanhos. O armazém é autoportante e, em geral, a quantidade média em estoque é representada por cerca de 25.000 paletes e 2.000 caixas plásticas.
O armazém objeto deste ambicioso projeto representa um verdadeiro Centro de Distribuição onde se efetuam a armazenagem das mercadorias, a preparação das encomendas dos clientes e as respectivas embalagens para envio. Os produtos são armazenados em paletes e em recipientes plásticos de diversos tamanhos. O armazém é autoportante e, em geral, a quantidade média em estoque é representada por cerca de 25.000 paletes e 2.000 caixas plásticas.
Toda a planta foi dimensionada de forma a atender aos requisitos de potencial de armazenagem e de manuseio. Outra restrição que foi respeitada foi área de instalação, para conter os custos globais (equilíbrio entre número de transelevadores, número de posições horizontais e número de posições verticais). Uma vez que o projeto de armazéns automatizados com base na tecnologia de transelevadores determina quase que univocamente não apenas o potencial de recepção, mas também seu potencial de manuseio, é necessário que o desempenho oferecido pelo sistema seja o mais congruente possível com o valor do fluxo de unidades de carga em trânsito pelo armazém (fluxo do projeto).
A linha de interligação na cabeceira do armazém forneceu 16 ilhas de separação paralelas servidas pelo sistema de transporte motorizado SLS. A linha também gerencia as saídas diretas sem picking e o fluxo de entrada/saída do armazém (reentrada ou retiradas solicitadas na área de picking). A solução do SLS permite evitar a geração de “filas”, que está fundamentalmente ligado a um desequilíbrio entre a duração das operações sucessivas. O sistema SLS consiste em unidades de transporte equipadas com motorização independente. A velocidade máxima que pode ser alcançada por cada unidade móvel individual é de 300 m/min (5 m/s) com uma aceleração de 2 m/s2.
REDUÇÃO DE CUSTOS E TEMPOS DE TRABALHO
OTIMIZAÇÃO
DOS FLUXOS DE TRABALHO
AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
REDUÇÃO DE ERROS
REDUÇÃO DE DANOS
ESTUDO DE CASO
Automated Warehouse
HAVAN
Località Guardavalle 63,
Torrita Di Siena (Siena) 53049 Italy
Tel +39 0577 684511
Fax +39 0577 686084
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