Estudos de Caso Estudo de caso Cosentino
O Grupo Cosentino é uma empresa familiar espanhola, mas de atuação internacional, que produz e distribui superfícies inovadoras e sustentáveis para o mundo do design e da arquitetura.
A Cosentino trabalha com seus clientes e parceiros para oferecer soluções de design que agregam valor e inspiram a vida das pessoas. Este objetivo é possível graças a marcas pioneiras e líderes em seus respectivos segmentos, como Silestone®, Dekton® e Sensa by Cosentino®. Superfícies tecnologicamente avançadas e ecológicas que permitem a criação de designs únicos para a casa e espaços públicos.
A COSENTINO precisava de uma solução global para a automação logística das fábricas Silestone® e DEKTON®, que incluía a coleta automática e o transporte automático das linhas de produção até a gestão integrada de um centro de distribuição avançado totalmente automatizado e integrado ao SAP, incluindo o planejamento e preparação das cargas originadas do SAP de forma totalmente automática
O departamento de engenharia desenvolveu elementos especiais para o manuseio da unidade de carga final (chapa vertical 12-19 Tm), incluindo veículos AGV de alta capacidade e um sistema de carregamento de contêiner / caminhão totalmente automático, de modo a garantir os prazos de entrega, bem como a qualidade na preparação de pedidos e atenção ao atendimento das cargas. Do mesmo modo, foi cumprido o desafio tecnológico de enviar as placas aos clientes nas mesmas condições anteriores à automatização, sem implicar qualquer modificação ou necessidade de dispositivos por parte do cliente que recebe a carga. A Cosentino escolheu a Cassioli como fornecedora de vários elementos fundamentais, desenvolvendo sistemas inovadores que incluem o sistema de entrada no centro de distribuição, transelevadores de altíssima capacidade de carga para armazenamento de produtos, bem como módulos para preparação de encomendas de placas verticais e toda a integração com o ERP / SAP. O projeto do Centro de Distribuição foi pensado desde o início como uma instalação modular, na qual foram construídos 2 blocos com 3 transelevadores cada e 4 pontos automáticos de preparação de placas.
A COSENTINO solicitou o tratamento de cada placa de produto individualmente, de forma a ter rastreabilidade total de cada uma delas e das informações nelas contidas (código de barras), ou seja, parâmetros de produção, armazenamento e expedição. O foco está na ótima qualidade de cada roteiro e cargas e, finalmente nos requisitos de flexibilidade, rapidez e robustez do sistema (trabalho contínuo 24/7).
A Cassioli desenvolveu e construiu um sistema de armazenamento com 9 transelevadores que funcionam em três blocos do armazém, cada um independente em termos de acessibilidade e manutenção.
O armazém automatizado cobre um total de 4.500 metros quadrados e tem 32 metros de altura. As entradas e saídas do armazém podem ser realizadas em dois níveis, enquanto a preparação das encomendas ocorre no nível 0, através de sistemas automáticos especialmente concebidos para o processamento da COSENTINO.
As embalagens chegam das linhas de produção por meio de esteiras automáticas e shuttles SLS, depois são encaminhadas para um controle de forma, que verifica sua adequação, e dados (leitura automática de todos os códigos de barras). Se o sistema detectar que a embalagem está correta em todos os seus parâmetros, ele continua o caminho, caso contrário é rejeitado e submetido ao controle do software Cassioli. Assim que a embalagem chega à frente do armazém, é encaminhada para um armazém específico através de um SLS (Shuttle Loop System) até à posição de entrada, onde é recolhida pelo transelevador designado pelo software Cassioli WMS.
Quando uma embalagem é solicitada para a preparação de um pedido específico, ela é recolhida pelo transelevador no armazém e, em seguida, colocada no respectivo módulo de preparação de pedido através de shuttles, para dar maior flexibilidade e garantir que todas as embalagens possam ser solicitadas em qualquer módulo de preparação.
O sistema leva as placas uma a uma seguindo a sequência específica solicitada no pedido de carregamento (perfeitamente integrado com COSENTINO SAP); caso haja excesso de placas, a carga retorna ao armazém e as placas são agrupadas em uma nova carga, sempre de forma automática.
Depois de pronta, a carga é encaminhada para uma estação de amarração automática e, em seguida, colocada à disposição dos LGVs (Veículos Guiados a Laser) para serem acomodadas em um buffer temporário ou carregadas diretamente no caminhão, através do sistema de carregamento automático.
INDÚSTRIA TOTALMENTE DIGITALIZADA
AUMENTO DE 100% NA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO
Exploração máxima do espaço disponível
(ARMAZENAMENTO EM ALTURA ATÉ 32 MT)
Redução significativa da força de trabalho e eliminação do risco de acidentes operacionais
Aumento
da eficiência
produtiva
Organização
máxima
da área de trabalho
PLANTA RECONHECIDA
COMO “INDÚSTRIA 4.0”
Rua Gustavo Henrique Meerson,
235 – Distrito Industrial III
CEP: 13.213-186 – Caixa Postal 921
Jundiaí – São Paulo – Brasil
Tel. +55 11 4525-1001
Fax +55 11 4525-1665
Siga-nos no
2024 © Cassioli Srl – Cap. Soc. € 2.800.000,00 i.v. C.F., P. IVA e Iscr. Registro Imprese n. 00053160529 – P. IVA Int.le IT 00053160529