CERTIFICAÇÕES ISO E POLÍTICAS DA EMPRESA

POLÍTICA INTEGRADA: Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social

Em conformidade com as normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, ISO 45001:2018 e SA8000:2014

Cassioli Srl implementou um sistema integrado de gestão em matéria de Qualidade, Meio-Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social. Coerentemente a esse percurso, Cassioli Srl respeita os princípios de qualidade, para garantia:

  • do Cliente, em termos de confiabilidade do serviço oferecido e do produto fornecido;
  • dos colaboradores, em termos de confiabilidade e integridade da empresa na qual operam;
  • da Direção, em termos de controlo dos processos internos: tempos e modalidade de realização dos produtos.

Por meio do desenvolvimento do sistema integrado de gestão, a Direção se propõe a:

  • satisfazer as exigências e expectativas dos Clientes;
  • definir e documentar os processos internos, avaliando os seus riscos, oportunidades e possibilidades de melhoria;
  • definir e documentar modalidades operativas, que permitam alcançar adequados níveis de eficiência e eficácia;
  • melhorar as competências técnicas dos colaboradores da empresa;
  • cumprir com os regulamentos nacionais sobre contratos públicos;
  • garantir elevada qualidade e velocidade de execução das plantas;
  • reduzir os custos e aumentar a produtividade, mediante a análise das ineficiências;
  • assegurar a conformidade dos produtos fornecidos com todas as leis e normas pertinentes.

A Direção pretende concretizar essa Política com objetivos mensuráveis e, portanto, compromete-se em:

  • definir objetivos específicos e mensuráveis e divulgá-los aos sujeitos envolvidos por meio de informação adequada;
  • monitorar os objetivos definidos por meio de reexames periódicos;
  • fornecer recursos humanos, económicos, técnicos e logísticos, necessários a atingir os objetivos;
  • suportar o sistema integrado de gestão, realizando encontros periódicos com todos os colaboradores da empresa.

A Direção considera prioritária a satisfação do Cliente, para o qual dirige constante atenção com a finalidade de respeitar as suas expectativas e aumentar a sua satisfação.

A Direção promove a cultura da qualidade e apoia o compromisso da organização em satisfazer todos os requisitos do sistema integrado de gestão a fim de melhorar continuamente a sua eficácia e a gerir o conhecimento, favorecendo o envolvimento de todos os recursos humanos, valorizando as atitudes pessoais e a formação e a consciência do seu papel nos processos da organização.

Todos os colaboradores devem dar a sua contribuição convicta e construtiva para o sucesso do projeto, respeitando os princípios contidos na Política e propondo ativamente hipóteses de melhoria.

A Direção pretende continuar o processo de gestão de dados e a sua precisa análise, sabendo que:

Medir é a chave. Se não se mede, não é possível manter sob controlo.

Se não se controla, não se pode gerir. Se não se gere, não se pode melhorar.

Os compromissos do sistema integrado de gestão são traduzidos em planos anuais de objetivos, metas e indicadores mensuráveis, de acordo com um quadro estrutural que correlaciona as necessidades dos Clientes e o cumprimento dos requisitos obrigatórios para os objetivos da organização, atribuídos aos níveis pertinentes da estrutura da empresa.

COMPROMISSO da ADMINISTRAÇÃO

FATOR DE ALAVANCAGEM

Adequação e conformidade do produto, em relação aos requisitos

Conformidade dos processos internos e dos produtos fabricados, em relação:

  • às Diretivas da União Europeia aplicáveis aos produtos fabricados, aos serviços prestados, aos materiais e componentes utilizados;

  • às necessidades e expectativas explícitas dos Clientes.

Orientação para o serviço

  • Eficácia dos fluxos de comunicação interna para minimizar os tempos de execução do processo;

  • Gestão das operações de assistência e manutenção.

Eficiência interna

  • Produção;

  • Gestão dos materiais.

Difusão da cultura da qualidade dentro da organização

  • Formação do pessoal;

  • Implementação do sistema de gestão integrado.

A Direção se compromete em respeitar os Requisitos Essenciais de Segurança RESS aplicáveis aos produtos, e também em disponibilizar recursos e meios, adequados aos objetivos e às metas prefixadas, em termos de competência, equipamentos, informações, recursos económicos e financeiros, e a monitorá-los com adequação.

Cassioli Srl considera como elementos principais da sua estratégia empresarial:

  • a proteção do ambiente e da saúde e segurança no trabalho para o pessoal;
  • o respeito aos princípios éticos e de responsabilidade social;
  • a conformidade às pertinentes disposições legislativas;
  • a redução de acidentes e a prevenção de doenças profissionais;
  • a melhoria contínua do desempenho da empresa em matéria ambiental, responsabilidade social e saúde e segurança do trabalho.

A Direção trabalha com o maior empenho para melhorar o desempenho da empresa, prevenir ou reduzir os impactos ambientais associados ao seu negócio, prevenir ou reduzir acidentes e doenças profissionais através da gestão coordenada das atividades produtivas e da monitorização constante dos processos e atividades relacionadas de alguma forma com o meio ambiente e com saúde e segurança no trabalho.

Para esse fim, é planeada e aplicada uma contínua atividade de envolvimento, formação e atualização do pessoal em todos os níveis e, em especial, de todos aqueles que estão empenhados em atividades ligadas ao meio-ambiente e à prevenção da poluição, e em atividades relacionadas à saúde e segurança nos locais de trabalho.

Todo o pessoal da empresa é diretamente envolvido para:

  • garantir a conformidade com toda a legislação obrigatória vigente, regulamentos ambientais aplicáveis às atividades de pertinência da empresa e com todas as outras prescrições que Cassioli Srl subscreve relacionadas aos seus riscos para a saúde e segurança nos locais de trabalho;
  • garantir a adequação da própria Política integrada às expectativas das partes envolvidas;
  • detetar e monitorizar sistematicamente os aspetos ambientais (diretos e indiretos) das suas atividades e as consequentes alterações no ambiente, com referência especial em resíduos, descargas hídricas, consumos dos recursos energéticos e naturais e o desenvolvimento de produtos em linha com os requisitos de eco-compatibilidade;
  • detetar e monitorizar sistematicamente os aspetos de saúde e segurança no trabalho das suas atividades, com referência particular às operações de instalação e teste de plantas dentro do seu estabelecimento, bem como junto aos Clientes, à conformidade com a engenharia da planta e equipamentos de trabalho utilizados, e à formação e conscientização do pessoal quanto à saúde e segurança no trabalho;
  • avaliar antecipadamente, prevenir e reduzir todos os possíveis impactos ambientais e os possíveis impactos nos riscos para a saúde e a segurança no trabalho, consequentes às novas atividades e às situações de emergência;
  • desenvolver, colocar em ação, rever e melhorar o próprio sistema integrado de gestão;
  • projetar e implementar programas de gestão, para conseguir os objetivos e as metas identificadas, finalizados à melhoria contínua do desempenho ambiental e de saúde e segurança do trabalho;
  • promover o envolvimento, a informação, a formação e a atualização do pessoal, dos fornecedores e de todos os órgãos externos em matéria ambiental;
  • promover a consulta e a participação em matéria de saúde e segurança nos locais de trabalho, do pessoal e do Representante dos Trabalhadores para a Segurança;
  • manter relações abertas e construtivas com a Administração Pública e com as Comunidades pertinentes, e com todos os indivíduos que tenham um legítimo interesse no desempenho ambiental da empresa e na garantia do respeito dos princípios de responsabilidade social.

A Cassioli Srl persegue também o objetivo de se distinguir no mercado como um excelente operador no âmbito da responsabilidade social, pois tem entre os seus valores primordiais a promoção dos valores da lealdade, equidade e respeito, ambos dentro da sua própria realidade e para as partes interessadas. Isso significa, antes de tudo:

  • Garantir o respeito dos direitos dos seus empregados, favorecendo o seu crescimento profissional e pessoal;
  • Envolver seus fornecedores não apenas na realização das atividades da empresa, mas também e sobretudo no respeito dos princípios de responsabilidade social;
  • Trabalhar para a satisfação dos seus clientes também com relação à responsabilidade social.

Para esse fim, a Cassioli Srl está empenhada em:

  • Garantir o respeito de todas as normas nacionais e internacionais em matéria de responsabilidade social;
  • Garantir a constante monitorização e melhoria dos princípios de responsabilidade social definindo, no âmbito do reexame da direção, os objetivos específicos de melhoria e verificando o seu cumprimento por meio da elaboração de um relatório anual;
  • Sensibilizar todas as partes envolvidas (pessoal, fornecedores, subcontratados e clientes) nos temas da responsabilidade social;
  • Publicizar e disponibilizar políticas e relatórios em matéria de responsabilidade social.

A Cassioli Srl assegura que os princípios de responsabilidade social sejam seguidos também pelos fornecedores na Cadeia de Suprimentos. Para isso, tanto o ambiente de trabalho interno, quanto toda a cadeia de fornecimento garantem o respeito de todos os requisitos exigidos em matéria de responsabilidade social.

Em especial, Cassioli Srl se empenha em:

  • Rejeitar o uso de trabalho infantil, ou seja, não recorrer nem dar apoio ao uso de trabalho infantil, de acordo com o estabelecido pela normativa vigente, pelas Convenções da OIT sobre o assunto e a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança;
  • Rejeitar o uso de trabalho forçado e obrigado: ou seja, não recorrer nem dar apoio ao uso do trabalho forçado e obrigado, condenando qualquer forma de escravidão moderna e proibindo o emprego de trabalho efetuado não de modo voluntário, também devido a ameaças ou débitos;
  • Tutelar a saúde e a segurança dos trabalhadores e o seu bem-estar, ou seja, garantir um local de trabalho salubre e seguro, adotando as oportunas medidas que permitem proteger o bem-estar dos trabalhadores e prevenir acidentes e danos à saúde desses últimos durante o seu empenho na empresa;
  • Respeitar o direito de liberdade sindical e a negociação coletiva, ou seja, respeitar e tutelar a liberdade dos trabalhadores de associar, não dificultar sua participação em organizações sindicais e promover a negociação coletiva;
  • Respeitar o direito a um salário digno e um horário de trabalho adequado, ou seja, respeitar as leis vigentes em matéria de horário de trabalho, repousos e festividades, a garantir um salário digno e suficiente;
  • Respeitar os princípios de dignidade, igualdade e não discriminação, baseada na idade, origem étnica, nacionalidade, opiniões políticas e sindicais, crenças religiosas, orientação sexual, identidade de género, invalidades físicas e psíquicas e qualquer outra característica pessoal não atinente à esfera profissional;
  • Proibir práticas disciplinares incorretas, ou seja, proibir o recurso a qualquer forma de punição corporal ou coerção física e mental, inclusive abusos verbais e ulteriores ofensas contra a dignidade das pessoas;
  • Atuar progressivamente um sistema de gestão sobre a responsabilidade social, a fim de presidiar ulteriormente as temáticas de responsabilidade social, promovendo processos de melhoria contínua alimentados pela avaliação e mitigação dos riscos.

A organização compromete-se a divulgar a sua Política, torná-la pública externamente, divulgá-la a todo o pessoal e aos que trabalham em nome da organização e às partes externas interessadas.

A Direção, a fim de favorecer a difusão e compreensão, ilustra a Política aos Responsáveis de função, que por sua vez promovam a compreensão do papel de cada um para atingir todos os objetivos.

A Política é levada ao conhecimento de todo o pessoal, por meio de afixação dentro dos locais da empresa.

A Política é periodicamente reexaminada pelo órgão diretivo por ocasião do Reexame da Direção e de alterações ocorridas no sistema integrado de gestão, com base na importância dos aspetos ambientais, dos princípios de responsabilidade social e de saúde e segurança, a todas as prescrições legislativas aplicáveis e às sinalizações das partes interessadas, internas e externas, a fim de verificar a sua adequação contínua e, se necessário, é revista.

A Cassioli Srl incentiva também o uso consciente de canais de comunicação abertos para o envio de denúncias de boa-fé inerentes a suposta ou apurada violação das disposições em matéria de responsabilidade social por meio dos canais dedicados. Também é possível entrar em contacto com a Equipa de Desempenho Social, utilizando o endereço eletrónico: SA8000@cassioli.com

Cassioli Srl compromete-se a tratar qualquer comunicação recebida com confidencialidade, sigilo e sem qualquer forma de retaliação, sem prejuízo das obrigações legais.

Torrita di Siena (SI), 15/10/2022

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