Notícias

Cassioli, o parceiro ideal para a automação no setor farmacêutico

A importância da automação na cadeia de suprimentos da indústria farmacêutica

A eficiência do sistema de produção dentro das empresas farmacêuticas é um aspecto fundamental para garantir uma distribuição rápida e pontual dos produtos. Os medicamentos devem ser fabricados com segurança e, principalmente, devem ser rastreáveis, de modo a garantir o cumprimento das normas e tempos de resposta rápidos aos pedidos e encomendas feitos.

Os armazéns automáticos desenvolvidos pela Cassioli são estratégicos para garantir não apenas a alta produtividade das empresas farmacêuticas graças ao correto armazenamento das matérias-primas, mas também a rastreabilidade completa dessas últimas e dos próprios medicamentos.

O uso de sistemas automatizados para o manuseio e armazenamento de mercadorias delicadas, como produtos farmacêuticos, sem dúvida exige sistemas com alto nível de eficiência e grande atenção ao cumprimento dos padrões de qualidade e segurança.

O setor farmacêutico também exige um forte controle sobre os materiais que entram e saem, que às vezes exigem condições especiais, tais como baixas temperaturas. Um armazém automático para o setor farmacêutico pode, por exemplo, precisar de dispositivos específicos de controle de temperatura, pois os produtos precisam ser mantidos dentro de faixas precisas a fim de preservar sua qualidade e, portanto, sua eficácia em termos absolutos.

Além dos armazéns automatizados, o uso de robôs colaborativos é essencial na indústria farmacêutica. Estes robôs permitem acelerar consideravelmente os processos de produção em espaços pequenos e com inúmeras funções. De fato, os robôs e os robôs colaborativos podem ser utilizados não apenas na linha de produção, mas também para embalar mercadorias, preparar pedidos e preparar remessas para os clientes finais.

O robô colaborativo realiza tarefas repetitivas com pouco valor agregado: suave em seus movimentos, manipula embalagens de medicamentos preparando os pedidos enviados por farmácias; além disso, não necessita de muito espaço de manobra e pode operar com segurança em espaços confinados. Portanto, o robô garante uma redução nos custos do produto e uma padronização da qualidade do trabalho, assim como uma extrema facilidade de instalação.

Com a chegada da Covid e a acentuação da emergência sanitária, as empresas farmacêuticas sentiram cada vez mais a forte necessidade de reagir prontamente à demanda dos hospitais e farmácias: graças à automação foi possível manter uma alta produtividade mesmo em ambientes onde a força de trabalho tinha sido necessariamente reduzida. De fato, graças à automação industrial, as plantas foram capazes de trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana e de forma autônoma, sem nunca parar.

Também no campo da automação industrial, os sistemas de picking tornaram possível executar melhor o atendimento de pedidos em uma situação de demanda crescente, às vezes duplicando o trabalho realizado no período pré-pandêmico.

As empresas farmacêuticas conseguiram assim assegurar a continuidade no fornecimento de equipamentos de proteção individual e medicamentos de primeira importância, sem perder de vista os objetivos de eficiência e preservação da saúde dos operadores.

Cassioli, uma empresa líder no setor de automação, há muitos anos atua como fornecedor oficial das mais importantes empresas farmacêuticas italianas e internacionais: um exemplo disso são as numerosas colaborações com empresas do calibre da IBSA, Estar e Novartis.

A Cassioli oferece a seus clientes sistemas automáticos personalizados para cada tipo de exigência, desde o armazenamento de matérias-primas e medicamentos – tanto em temperaturas ambientes como abaixo de zero – até sistemas automáticos de movimentação e envio para linhas de produção, até a embalagem e preparação de pedidos, fornecendo máquinas de última geração capazes de garantir rapidez, precisão e segurança em todas as fases do processo de produção.

Compartilhe este artigo:

Artigos relacionados: