Aberta a nova área de 7.500 m² com 14 linhas automatizadas Cassioli: mais conforto, fim da separação de líquidos e eletrónicos, e fluxos otimizados para o terceiro maior aeroporto italiano.
No dia 25 de novembro, foi inaugurada oficialmente a nova área dedicada ao controlo de segurança do Aeroporto de Bérgamo Orio al Serio. A intervenção marca uma etapa fundamental no projeto de transformação do aeroporto — hoje o terceiro italiano em volume de passageiros e um hub estratégico no panorama europeu — orientado para um modelo de “aerotrópole” moderna que integra infraestruturas e tecnologias de alto valor acrescentado.
Dentro deste importante percurso de inovação, a Cassioli Airport Division desempenhou um papel fundamental ao fornecer as tecnologias necessárias para gerir o crescimento dos passageiros e garantir os mais elevados padrões de segurança.
A nova zona, situada no primeiro andar do terminal, desenvolve-se numa superfície de 7.500 m² e é acessível através de 9 gates para a leitura automática dos cartões de embarque. O coração da infraestrutura é representado pelas 14 novas linhas de segurança, equipadas com as soluções automatizadas FAST2CHECK da Cassioli.
O sistema, projetado para suportar um elevado throughput (rendimento), permite a automação completa do processo de triagem com o retorno inteligente de bandejas, reduzindo drasticamente os procedimentos manuais e garantindo um fluxo constante mesmo durante os picos de afluência.
Graças à integração das linhas Cassioli com os sistemas de raios-X de nova geração da Smiths Detection, a experiência de viagem muda radicalmente, graças a controlos mais rápidos e eficientes. Os novos procedimentos permitem aos passageiros manter dentro da bagagem de mão líquidos (até 2 litros por recipiente) e dispositivos eletrónicos (PC, tablets), sem necessidade de os retirar.
Esta evolução tecnológica reduz sensivelmente os tempos de espera e aumenta a regularidade dos fluxos. Além disso, na organização do layout, foi dada grande atenção à acessibilidade: a primeira estação é dedicada exclusivamente a passageiros com mobilidade reduzida (PMR), famílias com crianças e utilizadores Fast-Track.
A instalação faz parte do programa de investimentos promovido pela SACBO para responder ao crescente tráfego de passageiros e reforçar o papel de Bérgamo na rede do Mediterrâneo.
Esta inauguração confirma a missão da Cassioli: apoiar aeroportos e operadores na sua transformação digital e orientação para o cliente, integrando soluções fiáveis, escaláveis e capazes de melhorar concretamente a experiência de viagem.
Com o novo terminal de Bérgamo, a inovação italiana assinada pela Cassioli continua a apoiar a modernização dos aeroportos do futuro, conjugando eficiência operacional e conforto para o passageiro.
