A Cassioli contribuiu na construção da fábrica de eletrodomésticos Arctic em Ulmi, Romênia, que recentemente obteve o prestigioso reconhecimento do World Economic Forum como um modelo a ser seguido na aplicação dos princípios da Indústria 4.0.
O World Economic Forum anunciou o acréscimo de 10 novas fábricas à sua rede global Lighthouse, uma comunidade de fabricantes que estão se demonstrando uma forte liderança na aplicação das tecnologias da quarta revolução industrial para gerar impacto financeiro e operacional.
As fábricas fazem parte de uma rede de 16 faróis já existentes em várias áreas geográficas do mundo. Estas servem como faróis para guiar outras através dos desafios de atualização de sistemas e aplicação de tecnologias de ponta como inteligência artificial, grande análise de dados e impressão 3D. As fábricas foram selecionadas com base no sucesso em integrar estas tecnologias para aumentar a eficiência e impulsionar a inovação.
Desde 2002, quando as ações de participação majoritária foram adquiridas pelo grupo Arçelik, a Arctic tornou-se o maior produtor de eletrodomésticos da Europa continental, graças também, e especialmente, aos substanciais investimentos realizados na implementação de novas tecnologias e sistemas modernos de gestão da produção, que permitiram aumentar substancialmente a capacidade de produção da fábrica de Găești.
A Cassioli, que para a fábrica romena de Arctic foi responsável pela realização de armazéns automáticos para o armazenamento de matérias-primas e produtos acabados, bem como as linhas de montagem de máquinas de lavar roupa, tem o prazer de compartilhar este importante reconhecimento internacional com a Arctic.
Na fábrica de Ulmi, a nossa empresa instalou sistemas automáticos para o armazenamento dos quatro elementos principais que compõem as máquinas de lavar roupa, ou seja, tanques, tampas de tanques, cestos e gabinetes. Todos estes componentes, depois de fabricados e controlados nas ilhas de teste, são transportados através de transportadores especiais e veículos automáticos SLS para o armazém.
Além do armazenamento destes 4 componentes, a Cassioli também criou linhas especiais e sistemas automáticos para a manipulação e armazenamento dos outros componentes necessários para a montagem das máquinas de lavar.
Os componentes recebidos dos fornecedores são transportados com transportadores para o armazém e de lá transportados através de transportadores RGV para 84 dropping point, onde os operadores recebem o material a ser montado.
Do ponto de vista da Indústria 4.0, o estabelecimento Arctic em Ulmi representa o caso exemplar de uma indústria totalmente digitalizada, onde todos os processos estão interligados entre si, respeitando os princípios de tecnologia e automação típicos da Quarta Revolução Industrial.
Todos os processos são feitos em total autonomia, com interfaces homem-máquina que informam os operadores em tempo real sobre os processos em curso, aumentando assim a eficiência da produção e minimizando o risco de erros.
O mesmo estabelecimento foi projetado duas vezes mais rapidamente do que as fábricas da geração anterior e, desde o início, a automação de tarefas de baixo valor reduziu os custos operacionais em 11%.As 10 empresas selecionadas, incluindo gigantes como a Ford, Nokia e Renault, foram escolhidas com base no sucesso em integrar as tecnologias da Quarta Revolução Industrial para aumentar a eficiência da produção e impulsionar a inovação.