Notícias

A Palazzoli escolheu a Cassioli para aumentar o desempenho e a produtividade de seu armazém

Graças aos sistemas automáticos Cassioli, a Palazzoli melhorou significativamente a processo de picking para a preparação das encomendas e a organização interna do seu armazém.

Empresa italiana especializada em material eléctrico para instalações industriais e distribuição de energia eléctrica, a Palazzoli atua no mercado da eletricidade há mais de 100 anos na Itália, e também ao redor do mundo, apresentando-se como uma das empresas líderes no setor eletrotécnico e de iluminação.

A empresa recorreu à Cassioli com o objetivo de melhorar significativamente o processo de picking para a preparação de encomendas para expedição, aumentando o número de compartimentos e permitindo aos operadores efetuarem a separação em lotes de até 3 encomendas simultâneas.

Além de melhorar o processo de picking, Palazzoli precisava organizar os paletes (Europaletes), que até então estavam dispostos no piso, em um novo armazém automático, que deveria ser orientado por um novo software de gestão, capaz de fazer interface com ambos com o sistema de gestão da empresa e com o armazém automático já existente, no qual eram utilizados outros suportes que não paletes (Skids). O objetivo era, de fato, ter um único sistema de gestão capaz de organizar todos os fluxos de materiais destinados às baias de picking, de forma a aumentar sua eficiência e produtividade.

A Cassioli, portanto, projetou uma solução organizada em 3 partes:

  • modernização do armazém existente e da logística do armazém, com substituição dos transportadores e modificação do quadro elétrico dos antigos transelevadores, de forma a aumentar o desempenho e a segurança;
  • instalação de um novo armazém automático com 2 transelevadores de dupla profundidade e 4 novas baias de Picking, com capacidade para processar ambos os materiais manuseados em Skid e Europallet;
  • implantação do sistema de gestão Cassioli em um único sistema capaz de gerenciar tanto os armazéns quanto o fluxo de produtos para as áreas de picking.

Para não atrapalhar os processos produtivos da empresa, a Cassioli implementou o armazém automático em várias etapas, integrando a fábrica existente uma parte de cada vez, permitindo à Palazzoli continuar o processo de produção sem interrupções.

Graças aos sistemas Cassioli, o cliente reorganizou por completo a logística das expedições: o novo ASRS permitiu armazenar até cerca de 4.500 paletes, eliminando o tráfego excessivo de pessoal e empilhadeiras numa área já densamente operacional. Além disso, as novas áreas de separação permitiram aos operadores receberem materiais manuseados em skids e paletes – sem sair da área de trabalho – e poder utilizá-los para atender até 3 pedidos de expedição ao mesmo tempo, aumentando assim a produtividade e ergonomia. Graças ao novo WMS, a gestão única dos fluxos de materiais simplificou o tráfego nas linhas de transporte; finalmente, a modificação dos transelevadores existentes permitiu integrá-los no novo WMS e melhorar sua gestão com total segurança.

Compartilhe este artigo:

Artigos relacionados: