Notícias

A multinacional japonesa Ajinomoto confia a automação da paletização à Cassioli

A Ajinomoto é uma multinacional japonesa fabricante de alimentos e referência em aminoácidos, fundada em 1909 em Tóquio que produz: condimentos, óleos de cozinha, alimentos e produtos farmacêuticos.

Com o objetivo de otimizar a produção dos temperos SAZÓN®, marca líder em vendas da categoria, a Ajinomoto recorreu à Cassioli para a realização de um sistema automático, dedicado à paletização das caixas de produtos provenientes das 9 linhas diferentes de produção, com necessidade de paletização de cada uma dessas 9 linhas em seus respectivos paletes. A planta de Limeira foi aquela envolvida nesta automatização, uma das quatro plantas industriais da empresa, localizada no estado de São Paulo, Brasil.

Os espaços reduzidos e a necessidade de uma solução que coexistisse com o operador humano levaram a Cassioli a desenvolver um sistema baseado em robôs colaborativos capaz de automatizar e agilizar os processos mais repetitivos.

Através desta modalidade foi possível aumentar a área de trabalho do robô mantendo os requisitos de segurança necessários para a coexistência homem-máquina.

O sistema foi estudado sob todos os pontos de vista (mecânico e software) colocando em prática as teorias da indústria 4.0 e da interação homem-máquina (Human-Machine Interaction, HMI).

Com a intervenção da Cassioli, a Ajinomoto conseguiu um aumento de produtividade de 70% na sua fábrica, aproveitando o espaço disponível e uma redução significativa do risco de acidentes operacionais.

Compartilhe este artigo:

Artigos relacionados: